Smash Tênis

Fernando González

Raphael Saavedra

Raphael Saavedra

Fernando González, tenista do Chile

Fernando González foi campeão olímpico em 2004, mas o chileno ficou famoso no circuito pelo seu potente forehand, considerado um dos melhores dos anos 2000. Mesmo sem ter vencido um título importante no circuito da ATP, ele deixou a sua marca com vitórias importantes e grandes exibições, principalmente no saibro.

Em seguida, veja mais informações sobre Fernando González!

Perfil de Fernando González

  • Nome Completo: Fernando Francisco González Ciuffardi
  • Local de Nascimento: Santiago, Chile
  • Data de Nascimento: 29 de Julho de 1980
  • Altura: 1,83m
  • Início da Carreira Profissional: 1999
  • Aposentadoria: 2012
  • Desempenho na Carreira: 370-202 (64,7%)
  • Melhor Ranking: 5º (Janeiro de 2007)
  • Premiação na Carreira: US$8,8 milhões

Fernando González começou a jogar ainda criança no Chile, mas se mudou para os Estados Unidos durante a sua adolescência. Em Miami, ele entrou para a Patricio Apey Academy e jogou o circuito júnior entre 1995 e 1998. O chileno acumulou três títulos de Grand Slams nessa categoria, sendo o de simples em Roland Garros 1998 o mais importante.

Depois disso, González se profissionalizou em 1999 e conquistou seu primeiro título de nível ATP em 2000, no torneio de Orlando. Ele venceu seu compatriota Nicolás Massú na decisão. Porém, a sua ascensão veio realmente em 2002, quando entrou no top 100 pela primeira vez. Ele manteve esse posto por 471 semanas na carreira.

Em quadra, Fernando González ganhou fama e fez sucesso com seu forehand potente, considerado um dos melhores de sua geração. Ele alcançou o número 5 do ranking em janeiro de 2007, logo após ser finalista do Australian Open. Esse foi o seu melhor resultado em “Big Events” na carreira.

Fernando González e Roger Federer
González foi vice do Australian Open, em 2007. Foto: Reprodução/Twitter

Principais Títulos da Carreira

A maior conquista da carreira de Fernando González foi a medalha de ouro olímpica em Atenas 2004. Ele venceu a competição de duplas ao lado de Nicolás Massú, em final eletrizante. Além do título, ele ainda ficou com o bronze em simples. Na edição seguinte, em Beijing 2008, o chile foi medalha de prata em simples. Portanto, ele tem todas as medalhas olímpicas em seu currículo.

Na ATP, González conquistou 11 títulos, todos de nível ATP 250. Seu melhor resultado em Grand Slams foi a decisão do Australian Open, em 2007. Ele foi derrotado por Roger Federer na final em sets diretos. Nos Masters Series, o jogador foi vice-campeão duas vezes: Madrid 2006 e Roma 2007, perdendo para Roger Federer e Rafael Nadal, respectivamente.

Em nível internacional, Fernando González fez parte do time chileno que foi bicampeão do ARAG World Team Cup em 2003 e 2004. O torneio, parecido com a Copa Davis, fazia parte da série internacional da ATP.

Antes de se tornar profissional, González venceu a edição de juniores de Roland Garros em simples, na temporada 1998. Na mesma edição, venceu também as duplas. Anteriormente, em 1997, venceu também a edição de juniores do US Open nas duplas.

Maiores Rivais de Fernando González

Durante a sua carreira, Fernando González colecionou vitórias contra jogadores históricos, como Rafael Nadal, Roger Federer, Gustavo Kuerten e Lleyton Hewitt. A seguir, relembre três grandes rivais do jogador chileno!

  • Andy Roddick (EUA): Depois de Federer, Roddick foi o adversário mais frequente de González em sua carreira. Em 12 jogos, o americano ex-número 1 do mundo venceu nove, contra três do chileno.
  • David Ferrer (ESP): o espanhol, que também foi top 5 do mundo, é contemporâneo de González e os dois se enfrentaram 10 vezes na carreira. O equilíbrio foi a marca desse confronto, com cinco vitórias para cada lado.
  • Jose Acasuso (ARG): o jogador argentino não teve um grande sucesso no circuito, tendo alcançado o 20º lugar no ranking da ATP. Porém, ele foi um dos que mais enfrentou González na história. Foram 11 jogos, com amplo domínio do chileno (9 a 2).

Curiosidades de Fernando González

  • A medalha de ouro conquistada ao lado de Nicolás Massú, nas duplas em Atenas 2004, foi a primeira da história do Chile nas Olimpíadas.
  • Pela força do seu forehand, González ganhou o apelido de “El Bombardero de La Reina”, que remete ao nome do local onde foi criado no Chile.
  • Na infância, González dividia seu tempo entre tênis e futebol. Porém, seu pai, que era um tenista amador, convenceu o filho a seguir no tênis.

Compartilhe em suas redes sociais!