Smash Tênis

Vitas Gerulaitis

Raphael Saavedra

Raphael Saavedra

Vitas Gerulaitis, ex-tenista

Vitas Gerulaitis foi um renomado tenista americano, que brilhou nas quadras durante as décadas de 1970 e 1980. Nascido em 26 de julho de 1954, em Nova York, Vitas rapidamente se destacou como uma das figuras mais carismáticas e talentosas do esporte. Sua personalidade cativante e estilo de jogo único o tornaram um favorito entre os fãs do tênis em todo o mundo.

Em seguida, conheça mais informações sobre Vitas Gerulaitis!

Perfil de Vitas Gerulaitis

  • Nome Completo: Vytautas Kevin Gerulaitis
  • Local de Nascimento: Nova Iorque, Estados Unidos
  • Data de Nascimento: 26 de Julho de 1954
  • Altura: 1,83m
  • Início da Carreira Profissional: 1971
  • Aposentadoria: 1986
  • Desempenho na Carreira: 535-232 (69,8%)
  • Melhor Ranking: 3º
  • Premiação na Carreira: US$2,7 milhões

Vitas Gerulaitis é um dos tenistas que ficou conhecido durante o final da década de 70 e meados dos anos 80. O americano virou um ícone do tênis, principalmente, pelo seu comportamento fora da quadra, com uso de drogas, relacionamentos e amizades com celebridades. Nomes como Muhammad Ali e Mick Jagger foram alguns dos amigos que Vitas fez durante a sua carreira.

Em quadra, ele ficou conhecido por ser muito rápido e ter um excelente voleio, além de ter capacidade de cobrir todos os cantos da quadra. Além dos principais torneios do circuito, Vitas também defendeu o time dos Estados Unidos em algumas ocasiões na Copa Davis.

Após a sua aposentadoria, em 1986, Vitas Gerulaitis fez sucesso como comentarista esportivo. Ele ocupou esse cargo entre 1988 e 1994 no USA Network. Neste mesmo ano, em 17 de setembro de 1994, o americano teve uma morte trágica. Durante a estadia na casa de um amigo, o ex-tenista de apenas 40 anos foi envenenamento com monóxido de carbono dentro do quarto — o gás vazou de forma acidental. Vitas foi encontrado morto por um empregado da casa.

Principais Títulos da Carreira

Acima de tudo, o maior título da carreira de Vitas Gerulaitis foi o Australian Open, em 1977. Ele também conquistou o bicampeonato da Copa Davis, em 1978 e 1979, e o WCT Finals de 1978. Nas duplas, Vitas levantou o troféu de Wimbledon, em 1975, ao lado do compatriota Sandy Mayer.

Durante sua carreira, Vitas Gerulaitis venceu 25 títulos de simples e 8 títulos de duplas. Em Grand Slams, ele chegou à final do US Open (1979) e de Roland Garros (1980), além de duas semifinais em Wimbledon (1977 e 1978).

Maiores Rivais de Vitas Gerulaitis

Vitas Gerulaitis jogou em uma fase de ouro do tênis, com muitas figuras lendárias do esporte. Apesar de ser um tenista de elite, encontrou muitas dificuldades contra os rivais da época. A estatística mais clássica é o 0-17 nos confrontos diretos contra Björn Borg, considerado um dos maiores de todos os tempos.

Apesar disso, Vitas entregou algumas partidas memoráveis e esteve entre os tops por vários anos consecutivos. Relembre alguns rivais que o americano teve durante a carreira!

  • Björn Borg (Suécia): Vitas Gerulaitis perdeu todas as 17 partidas que disputou. Porém, fez uma partidaça nas semifinais de Wimbledon, em 1977, quando perdeu no set decisivo (6/4, 3/6, 6/3, 3/6 e 8/6).
  • Jimmy Connors (Estados Unidos): Connors também dificultou bastante a vida de Gerulaitis. O adversário chegou a vencer 16 partidas seguidas, sequência que foi interrompida no Masters de 1980 e que rendeu uma das tiradas mais cômicas do tênis (ver abaixo). No fim, foram 17 vitórias para Connors e apenas cinco para Vitas.
  • John McEnroe (Estados Unidos): contra McEnroe, com quem mantinha amizade fora das quadras, Vitas Gerulaitis também ficou com recorde negativo (3-11). Porém, fez algumas partidas importantes, como a final do US Open de 1979.
  • Ivan Lendl (República Tcheca): oito vezes campeão de Grand Slam, Lendl é um dos poucos “tops” que teve um recorde equilibrado com Vitas Gerulaitis. Foram três vitórias para cada lado.

Curiosidades de Vitas Gerulaitis

Em suma, Gerulaitis teve uma carreira sólida no tênis, com destaque para o título do Australian Open em 1977 e do WCT Finals em 1978. Porém, acabou se tornando mais famosos pelo seu comportamento fora da quadra. Confira algumas curiosidades do tenista americano!

  • Vitas é o dono de uma das frases mais famosas do tênis. Após 16 derrotas consecutivas para Jimmy Connors, ele conseguiu quebrar a sequência e vencer o compatriota. Então, durante entrevista, afirmou: “ninguém vence Vitas Gerulaitis 17 vezes seguidas”.
  • Apesar de não ser uma figura tão conhecida atualmente, era conhecido como o “Playboy do Tênis”, principalmente pelos seus amigos famosos e relacionamentos com celebridades.
  • Durante a sua carreira, Vitas conquistou títulos importantes, mas também se envolveu em muitas polêmicas. O americano era viciado em cocaína e frequentava muitas noitadas.
  • Depois da sua aposentadoria, Vitas foi comentarista da USA Network entre 1988 e 1994 e ainda treinou Pete Sampras durante o Aberto da Itália, em 1994.

Compartilhe em suas redes sociais!