Smash Tênis

Yevgeny Kafelnikov

Raphael Saavedra

Raphael Saavedra

Yevgeny Kafelnikov

Yevgeny Kafelnikov ficou muito conhecido no Brasil, além de ter sido número 1 do ranking da ATP, pelas suas batalhas contra Gustavo Kuerten. Porém, mais do que um rival do nosso Guga, o russo também conquistou títulos importantes e ainda se envolveu em algumas polêmicas, principalmente depois da sua aposentadoria.

Em seguida, conheça mais informações sobre Yevgeny Kafelnikov!

Perfil de Yevgeny Kafelnikov

  • Nome Completo: Yevgeny Kafelnikov
  • Local de Nascimento: Sochi, Rússia
  • Data de Nascimento: 18 de Fevereiro de 1974
  • Altura: 1,90m
  • Início da Carreira Profissional: 1992
  • Aposentadoria: 2010
  • Desempenho na Carreira: 609-306 (66,6%)
  • Melhor Ranking: 1º (6 Semanas)
  • Premiação na Carreira: US$23,8 milhões

Yevgeny Kafelnikov começou a fazer sucesso no circuito em 1994, quando conquistou três títulos e subiu no ranking. Nesta temporada, ele chegou à final no Masters Series de Hamburgo, perdendo para Andrei Medvedev na decisão (3 a 1). Este também foi o ano em que ele mais venceu jogadores no top 10 da ATP, com 11 triunfos.

Apesar de ser um jogador consistente, ele alcançou o posto de número 1 do mundo somente em 1999, segurando o topo por seis semanas. Durante sua carreira, ele era considerado um jogador “antipático”, que não tinha muito carisma com o público. Em quadra, o russo era um jogador eficiente.

Seu último torneio na carreira foi o ATP de São Petesburgo, em 2003. Além de simples, Kafelnikov era um excelente duplista, com bons voleios e agilidade na rede. Ele encerrou sua participação no circuito com apenas 29 anos.

Principais Títulos da Carreira

Yevgeny Kafelnikov não é um dos maiores campeões da história do tênis, mas seu currículo beira à perfeição. O russo conquistou dois títulos de Grand Slam (Roland Garros em 1996 e Australian Open em 1999). Além disso, ele também chegou à final na Austrália em 2000, quando perdeu para Andre Agassi em quatro sets. Nas duplas, ele tem quatro títulos, sendo três em Roland Garros (1996, 1997 e 2002) e um no US Open (1997).

Além dos “Big Events”, Kafelnikov conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Sidney, em 2000. Na final, ele derrotou o alemão Tommy Haas em uma partidaça de cinco sets. Por fim, ele participou da equipe da Rússia que venceu a Copa Davis em 2002. Nomes como Marat Safin e Mikhail Youzhny também fizeram parte daquele time, que derrotou a França por 3 a 2 na decisão.

Maiores Rivais de Yevgeny Kafelnikov

Yevgeny Kafelnikov jogou em uma das eras de “ouro” do tênis. Ele acumulou 46 vitórias contra top 10 na carreira, sendo cinco delas contra jogadores que eram número 1 do mundo naquele momento. Por sinal, eles são os três maiores rivais da carreira do russo. Confira a seguir!

  • Pete Sampras (EUA): O americano, 14x campeão de Grand Slam, jogou 13 vezes contra Kafelnikov, com larga vantagem: 11 vitórias e 2 derrotas. As duas vitórias do russo vieram em 1996, sendo uma delas na semifinal de Roland Garros (3 a 0), torneio que ele venceu.
  • Andre Agassi (EUA): Contra Agassi, Kafelnikov teve um retrospecto melhor, ainda que negativo. Foram quatro vitórias do russo e oito do americano. O último jogo entre eles foi em 2003, no US Open, com vitória de Agassi por 3 a 0.
  • Gustavo Kuerten (BRA): Guga e Kafelnikov se enfrentaram em 12 ocasiões, com sete vitórias do brasileiro e cinco do russo. O mais curioso dessa rivalidade é que Gustavo Kuerten eliminou Kafelnikov nas três vezes em que foi campeão de Roland Garros: 1997, 2000 e 2001.

Curiosidades de Yevgeny Kafelnikov

Dono de uma carreira extensa, com 18 anos de circuito da ATP, Yevgeny Kafelnikov demonstrou seu talento em outras modalidades, mas também se envolveu em polêmicas, principalmente após a sua aposentadoria. Confira!

  • Fora das quadras, Kafelnikov enfrenta denúncias de envolvimento em esquema de apostas. De acordo com o jornal “The Telegraph”, o russo se aposentou em 2003 motivado por uma investigação realizada pela ATP após uma partida suspeita entre ele e Fernando Vicente, no ATP de Lyon. Apesar de nada ter sido 100% provado, as denúncias marcaram seu legado no tênis.
  • Yevgeny Kafelnikov foi o primeiro russo a ser o número 1 do mundo na ATP. Ele encerrou a carreira com seis semanas na liderança do ranking. Depois dele, Marat Safin e Daniil Medvedev também alcançaram o topo do ranking.
  • Em 1996, Kafelnikov venceu o título de Roland Garros em simples e duplas no mesmo torneio. Desde então, nenhum outro tenista conseguiu repetir esse feito.
  • Além do tênis, o jogador também demonstrou seu talento em outros esportes. Kafelnikov participou da World Series of Poker (WSOP) em 2005, além de ter jogado golfe no Tour da Europa em várias temporadas. Kafelnikov também é fã do Spartak Moscow FC.
  • O tenista russo é bicampeão de Grand Slam, mas nunca conquistou um título de Masters Series. Ele perdeu as cinco finais que disputou na carreira.

Compartilhe em suas redes sociais!