Smash Tênis

ATP Finals – História, Formato, Campeões e Onde Assistir

Tudo sobre o ATP Finals. Veja as informações sobre o torneio que fecha a temporada da ATP
Raphael Saavedra

Raphael Saavedra

Nitto ATP Finals

O ATP Finals é, oficialmente, o último torneio da temporada da ATP. Os oito melhores do ranking da temporada se classificam para a competição, que decide quem será o número 1 do mundo no tênis masculino.

A seguir, conheça melhor o torneio que reúne os melhores jogadores da temporada em Turim!

História do ATP Finals

O ATP Finals foi criado com o nome de Masters Grand Prix em 1970. Até 1989, ele foi organizado pela Lawn Tennis Federation (ILTF), sem a distribuição de pontos no ranking.

A ATP assumiu a organização em 1990 e, desde então, é um torneio que faz parte do circuito. Atualmente, caso o tenista seja campeão invicto, ele ganha 1.500 pontos.

Seu diferencial é que, ao contrário da maioria dos eventos, ele é disputado em formato de grupos, com semifinal e final. Ou seja, é possível ganhar mesmo perdendo jogos.

O local varia, dependendo do contrato com a ATP. Depois de 12 temporadas em Londres (2009 a 2020), Turim foi anunciado como sede entre 2021 e 2025.

Os maiores campeões são Roger Federer e Novak Djokovic, com seis títulos. Nas duplas, Peter Fleming e John McEnroe são os recordistas, com sete títulos.

Formato e Datas do ATP Finals

O torneio que encerra a temporada da ATP será realizado entre os dias 12 e 19 de novembro. A chave principal terá 8 jogadores e 8 duplas. Sendo assim, apenas os melhores atletas de 2023 estão confirmados na chave.

A qualificação é feita da seguinte forma: os sete primeiros do ranking da temporada se classificam diretamente. A oitava vaga é destinada ao jogador que estiver entre o 8º e 0 20º lugar do ranking que tenha vencido um Grand Slam na temporada. Se não houver, o oitavo lugar entra na chave.

Os oito jogadores são divididos em duas chaves de quatro, em que todos se enfrentam. Os dois melhores avançam para a semifinal, enquanto os dois vencedores disputam a grande decisão.

  • Formato: 8 jogadores, em formato de grupos e eliminação direta.
  • Datas: 12 a 19 de novembro de 2023.
  • Local: Pala Alpitour, Turim, Itália.

Onde Assistir ao torneio Finals da ATP

O ATP Finals tem a transmissão da ESPN e do Star+. Os canais ESPN têm os direitos de exibição da competição e devem exibir todos os jogos da chave de simples na televisão. Os jogos de duplas devem ser transmitidos no Star+.

Últimos Vencedores do ATP Finals

  • 2013: Novak Djokovic (SER)
  • 2014: Novak Djokovic (SER)
  • 2015: Novak Djokovic (SER)
  • 2016: Andy Murray (ING)
  • 2017: Grigor Dimitrov (BUL)
  • 2018: Alexander Zverev (ALE)
  • 2019: Stefanos Tsitsipas (GRE)
  • 2020: Daniil Medvedev (RUS)
  • 2021: Alexander Zverev (ALE)
  • 2022: Novak Djokovic (SER)

Participação Brasileira no Torneio

Quando o torneio ainda era conhecido como Masters Cup, Gustavo Kuerten conquistou um dos maiores títulos da sua carreira. Em 2000, o brasileiro foi o primeiro atleta a vencer Pete Sampras e Andre Agassi em uma sequência de semifinal e final de torneio da ATP. Com o título em Lisboa, Guga terminou a temporada como número 1 do mundo.

Nas duplas, nenhum tenista brasileiro ficou com o troféu. Porém, Marcelo Melo já tem dois vice-campeonatos no Finals, em 2014 (com Ivan Dodig) e 2017 (Łukasz Kubot).

Compartilhe em suas redes sociais!