Smash Tênis

ATP de Cincinnati – Masters 1000 – História, Formato, Campeões e Onde Assistir

Raphael Saavedra

Raphael Saavedra

ATP de Cincinatti

O ATP de Cincinnati faz parte do circuito dos Masters 1000, mas é também conhecido por ser a preparação para o US Open. Uma semana antes de começar o último Grand Slam da temporada, os melhores tenistas do mundo chegam aos Estados Unidos para disputar um dos torneios mais tradicionais do tênis mundiais.

Em seguida, veja todas as informações sobre o ATP Masters 1000 de Cincinnati e conheça a história da competição!

História do Masters de Cincinnati

O Masters de Cincinnati é realizado desde 1899. Sendo assim, é o evento mais antigo de tênis dos Estados Unidos que ainda é realizado na mesma cidade. A primeira edição foi realizada no Avondale Athletic Club, instalação da Universidade de Xavier, em quadra de saibro.

Na verdade, esse foi o piso principal de Cincinnati até 1979, quando mudou definitivamente para a quadra dura. Neste mesmo ano, o torneio passou a ser disputado em um estádio permanente na cidade de Mason, onde é disputado até hoje. Em 2008, o torneio foi vendido para os mesmos organizados do US Open e serve como a preparação final para o quarto Grand Slam da temporada.

Recentemente, em 2022, a competição foi novamente vendida, dessa vez para um fundo de investimentos. A ideia é investir mais de US$ 150 milhões na reforma do complexo e aumentar a duração do torneio. Se ocorrer no futuro, o ATP de Cincinnati passaria a ser realizado em 12 dias e com uma chave de 96 tenistas, assim como Indian Wells, Miami e Madri.

Formato e Datas do ATP de Cincinnati 2023

A chave principal do ATP Masters 1000 de Cincinnati em 2023 será realizada entre os dias 13 e 20 de agosto. A chave principal terá 56 jogadores e 28 duplas, sendo que os oito primeiros classificados começam de bye e entram direto na segunda rodada. A grande decisão será realizada no domingo (20), em melhor de três sets.

  • Formato: 56 jogadores, em formato de eliminação direta.
  • Datas: 13 a 20 de Agosto de 2023.
  • Local: Lindner Family Tennis Center, Mason, Ohio.

Onde Assistir ao Masters de Cincinnati

O ATP 1000 de Cincinnati terá a transmissão dos canais ESPN. Todos os jogos serão exibidos pelo Star+, serviço de streaming da marca. Enquanto isso, a ESPN 2 vai passar jogos específicos durante a sua programação.

Últimos Vencedores do ATP de Cincinnati

  • 2013: Rafael Nadal (ESP)
  • 2014: Roger Federer (SUI)
  • 2015: Roger Federer (SUI)
  • 2016: Marin Čilić (CRO)
  • 2017: Grigor Dimitrov (BUL)
  • 2018: Novak Djokovic (SER)
  • 2019: Daniil Medvedev (RUS)
  • 2020: Novak Djokovic (SER)
  • 2021: Alexander Zverev (ALE)
  • 2022: Borna Ćorić (CRO)

Participação Brasileira no Torneio

Então número 1 do mundo, em 2001, Gustavo Kuerten conquistou o único título brasileiros de simples no ATP de Cincinnati. Na fase final do torneio, Guga venceu Tim Henman e Patrick Rafter na decisão para levantar a taça. Outros favoritos, como Andre Agassi e Marat Safin, caíram logo na primeira rodada.

Nas duplas, o Brasil tem dois títulos. Marcelo Melo, em 2016, venceu ao lado de Ivan Dodig. Além disso, Bruno Soares conquistou o título com Jamie Murray em 2018. No ano anterior, a dupla ficou com o vice-campeonato. Esse foi o mesmo resultado de Carlos Kirmayr e Cássio Motta, em 1983. Na chave feminina, Luisa Stefani foi vice-campeã em 2021, ao lado da canadensa Gabriela Dabrowski.

Compartilhe em suas redes sociais!