Smash Tênis

Patrick Rafter

Raphael Saavedra

Raphael Saavedra

Patrick Rafter, tenista australiano

Patrick Rafter ficou apenas uma semana no topo do ranking da ATP, mas o seu potente saque e voleio o colocaram entre os melhores tenistas dos anos 90, principalmente na reta final da década. O australiano também disputou algumas grandes partidas contra a lenda Pete Sampras.

Na sequência, veja todas as informações relevantes sobre Patrick Rafter!

Perfil de Patrick Rafter

  • Nome Completo: Patrick Michael Rafter
  • Local de Nascimento: Mount Isa, Australia
  • Data de Nascimento: 28 de Dezembro de 1972
  • Altura: 1,85m
  • Início da Carreira Profissional: 1991
  • Aposentadoria: 2003
  • Desempenho na Carreira: 358–191 (65,2%)
  • Melhor Ranking: 1º (Julho de 1999)
  • Premiação na Carreira: US$11,1 milhões

A carreira profissional de Patrick Rafter começou em 1991. Porém, o jogador levou quase dois anos para vencer a sua primeira partida no circuito. Foi logo em Wimbledon, na edição de 2003, quando chegou até a terceira rodada e foi eliminado por Andre Agassi.

Nos anos seguintes, ele conquistou o seu primeiro título em Manchester, em 1994. Porém, a sua ascensão no circuito veio somente em 1997. Depois de chegar à semifinal de Roland Garros, ele foi campeão do US Open vencendo uma série de grandes adversários, como Andrei Medvedev, Andre Agassi e Michael Chang.

Em 1998, ele venceu uma série de títulos importantes, com destaque para o bicampeonato nos Estados Unidos. Depois, foi vice-campeão duas vezes em Wimbledon (2000 e 2001), além de chegar à semifinal do Australian Open em 2001. Porém, seu ranking começou a cair nos anos finais da carreira e, depois de não jogar nenhuma partida em 2002, anunciou sua aposentadoria em 2003.

Em quadra, Rafter ficou conhecido pelo seu estilo de saque e voleio, com ótimo saque e ataques ferozes na rede. Além disso, também jogou alguns clássicos contra tenistas da sua geração, com destaque para as suas partidas contra Agassi e Sampras em Wimbledon 2000. Patrick Rafter foi eleito para o hall da fama do tênis em 2006.

Principais Títulos da Carreira

Os maiores títulos da carreira de Patrick Rafter foram duas edições consecutivas do US Open, em 1997 e 1998. Na mais recente, ele derrotou o seu compatriota Mark Philippoussis na decisão, depois de eliminar Pete Sampras em uma verdadeira batalha de cinco sets nas semifinais.

Por sinal, em 1998, Rafter conquistou o “American Summer Slam”, que consiste em vencer o Masters do Canadá, o Masters de Cincinnati e o US Open em sequência. Desde então, somente Andy Roddick (2003) e Rafael Nadal (2013) repetiram o feito. Esses foram os dois Masters vencidos pelo australiano na carreira, que encerrou com 11 títulos de simples.

O outro título de Grand Slam de Pat Rafter veio nas duplas, no Australian Open de 1999. Em casa, ele jogou ao lado do sueco Jonas Björkman e derrotou a dupla número 1 do torneio na decisão, formada pelos indianos Mahesh Bhupathi e Leander Paes.

Por fim, Patrick Rafter participou da conquista da Copa Davis pela Austrália em 1999. Ele não pode jogar a decisão contra a França por lesão, mas participou das fases anteriores da competição. Lleyton Hewitt e Mark Philippoussis representaram a equipe nas partidas de simples.

Maiores Rivais de Patrick Rafter

Patrick Rafter jogou em uma época de grandes tenistas, com destaque para a dupla Sampras e Agassi. Até pelo fato de ter boas campanhas nos grandes torneios, ele enfrentou esses adversários muitas vezes na carreira. Em seguida, veja seus maiores rivais!

  • Pete Sampras (EUA): Sampras foi o adversário mais frequente de Rafter, com 16 partidas disputadas. O americano levou vantagem no confronto direto em 12 a 4. Além da semifinal do US Open em 1998, os dois também tiveram outra batalha conhecida: a final de Wimbledon, em 2000, decidida em cinco sets.
  • Andre Agassi (EUA): contra Agassi, Rafter jogou 15 vezes e também leva desvantagem (10 a 5). Porém, antes do vice-campeonato para Sampras, Rafter eliminou Agassi na semifinal de Wimbledon em 2000. Na época, o americano era o líder do ranking da ATP.
  • Michael Chang (EUA): contra Chang, Rafter tem 11 partidas disputadas, com quatro vitórias e sete derrotas. O americano também levou a melhor em finais, com duas vitórias em torneios do ATP 250.

Curiosidades de Patrick Rafter

  • Patrick Rafter perdeu duas finais de Masters 1000 para Gustavo Kuerten: Roma 1999 e Cincinnati 2001. Na última, ele cometeu apenas cinco erros não forçados, mas ganhou quatro games e perdeu por 2 a o (1/6 e 3/6).
  • Patrick Rafter se aposentou invicto contra Roger Federer. Em três partidas, ele venceu todas. Porém, vale destacar que elas foram realizadas ainda no início da carreira do suíço. Em seu primeiro jogo de chave principal de Grand Slam, em Roland Garros 1999, Rafter venceu em quatro sets.
  • Além de simples, Rafter era um excelente jogador de duplas. Ele foi o terceiro a alcançar, pelo menos, a semifinal de todos os Grand Slams em simples e duplas. Os outros fois foram Rod Laver e Stefan Edberg.

VEJA TAMBÉM:

Compartilhe em suas redes sociais!